Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Participação Popular e a Revolução Informática

A era da informação. Uma revolução em todos os aspectos das relações humanas: culturais, econômicas; do mundo do trabalho; de poder; de aprendizado e de construção do conhecimento.

Paises, como o Brasil, apontam caminhos fundamentais para atingirmos novos patamares nas relações de justiça e de garantia de oportunidades para todos. Recuperar o tempo perdido e enfrentar as contradições existentes demanda esforço de muita gente.

A novidade vem pela possibilidade de garantir, que a PARTICIPAÇÃO POPULAR, ganhe impulso real com a revolução dos meios de comunicação social e com as condições objetivas de produção coletiva do conhecimento.

PRESIDENTE LULA NO SEMINÁRIO DE SOFTWARE LIVRE



Contudo muito ainda é necessário avançar. A tecnologia da informação com seu uso massivo poderá se tornar um vetor fundamental de construção da igualdade.

Mas o empoderamento dos novos meios não se dá de modo automático. É mais fácil agora do que em tempos passados, a construção da igualdade só é possível na abundância.

Casa que falta pão todo mundo briga e ninguém tem razão, e a coisa mais feia é brigar por conta da mistura. Nesta nova era, abundam os caminhos que chegam ao futuro de igualdade.


Fica agora mais fácil lutar contra a ignorância, inclusive a nossa própria, e construir de modo efetivo as condições objetivas que respaldam a esperânça concreta da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário